Por Augusto de Sousa no DCM

Na próxima sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, o movimento Vida Além do Trabalho (VAT) realizará uma série de mobilizações pelo fim da jornada de trabalho em escala 6×1. A organização nacional do grupo, liderado por Rick Azevedo, fundador do VAT, convocou trabalhadores em diversas capitais do país para participar dos protestos.

Em São Paulo, os manifestantes devem se encontrar na Avenida Paulista, às 9 horas. Já no Rio de Janeiro, a concentração será na Cinelândia, em frente à Câmara Municipal, às 10h, enquanto outras manifestações deverão ocorrer simultaneamente em Brasília, Fortaleza, Vitória, Salvador e Porto Alegre.

A reivindicação do movimento é clara: a abolição da escala 6×1, que obriga trabalhadores a uma jornada de seis dias seguidos com apenas um de descanso, e a substituição por um modelo de jornada mais humanizado.

Em uma publicação nas redes sociais, o VAT reforçou o convite aos trabalhadores para unirem forças na data considerada simbólica. “A luta continua e a mobilização cresce. Nesse dia especial, no feriado da Proclamação da República e aniversário do Rick Azevedo, vamos às ruas pelo fim da escala 6×1. Cada voz faz diferença, e todos os trabalhadores unidos podem mudar essa realidade”, declarou o movimento.

Embora este seja o primeiro grande ato nas ruas, o VAT já organizou, por meio das redes sociais, uma petição pública direcionada ao Congresso Nacional, que já ultrapassou a marca de 2,45 milhões de assinaturas até a tarde deste 12 de novembro.

Em paralelo, o movimento também atua na esfera legislativa, colaborando com a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) na formulação de uma proposta de emenda constitucional (PEC) para garantir uma mudança definitiva na jornada de trabalho. A deputada, que tenta viabilizar a PEC há seis meses, alcançou, nesta semana, o apoio de mais de 130 deputados, próximo das 171 assinaturas necessárias para o protocolo oficial da proposta.
 

A expectativa dos organizadores é que o feriado aumente a adesão às manifestações, aproveitando o dia de folga para reforçar o chamado ao fim da escala 6×1. 

Veja os locais e horários da concentração das manifestações:

  • Rio de Janeiro – Câmara Municipal (Cinelândia), às 10h
  • São Paulo – Av. Paulista com Brigadeiro, às 9h
  • Fortaleza – Praça do Ferreira, às 10h
  • Brasília – Rodoviária do Plano Piloto, às 9h
  • Vitória – Assembleia Legislativa do ES (ALES), às 14h
  • Porto Alegre – Usina do Gasômetro, às 15h