Conforme reportagem da BBC, reproduzida abaixo, uma empresa indiana decidiu demitir 90% dos seus funcionários, substituindo-os por um chatbot de inteligência artificial (IA). A decisão despertou indignação e críticas no país e fez crescer o risco e o medo do desemprego entre os trabalhadores e trabalhadoras.

Este é um caso típico de apropriação privada, pelos capitalistas, dos ganhos de produtividade propiciados pela ciência e as novas tecnologias. Os críticos argumentam que esta é uma forma social pedratória de utilizar a tecnologia, pois seu efeito é o aumento do desemprego e do sofrimento para o povo trabalhador, crescimento das desigualdades, da violência e da fome.

O emprego dos funcionários foi sacrificado no altar do lucro, conforme sugeriu  o fundador e diretor executivo da companhia, Suumit Shahjá, ao confessar que o objetivo final de sua empresa é a "rentabilidade, e não simpatia".

O Goldman Sachs publicou um relatório em março deste ano indicando que a inteligência artificial poderia substituir cerca de 300 milhões de empregos em tempo integral.

A alternativa para preservar empregos, evitando sofrimento e caos social, é distribuir de uma forma mais justa os ganhos de produtividade, beneficiando a classe trabalhadora com a redução substancial da jornada de trabalho. Em vez de crise econômica e social traduzida no desemprego em massa que deprime o consumo e a produção, as novas tecnologias se transformam, neste caso, numa fonte de bem estar, desenvolvimento físico e espiritural dos indivíduos e felicidade social. 

Leia abaixo a reportagem da BBC News intitulada "A empresa que trocou 90% dos funcionários do SAC por inteligência artificial"

 O diretor-executivo de uma empresa na Índia recebeu uma onda de críticas depois de substituir 90% de seus funcionários de atendimento ao cliente por um chatbot de inteligência artificial (IA).

 Suumit Shah, fundador da Dukaan, disse no Twitter que a troca dos funcionários por um chatbot (robô que realiza atendimentos) melhorou drasticamente as respostas iniciais aos clientes e o tempo de resolução de suas consultas.

 O tuíte causou indignação em muitos internautas. Ele chegou em um momento em que existem preocupações de que a Inteligência Artificial (IA) possa deixar muitas pessoas desempregadas, especialmente no setor de serviços.

 

Uma decisão "necessária"

 Em uma série de tuítes – que acumularam mais de um milhão de visualizações – Shah explicou a decisão de sua empresa de usar um chatbot.

 Ele afirmou que demitir funcionários foi uma decisão "difícil", mas "necessária".

 "Dado o estado da economia, as startups estão priorizando a lucratividade em vez de tentar se tornar 'unicórnios', e nós também", escreveu ele.

 Shah acrescentou que o suporte ao cliente tem sido um problema para a empresa há muito tempo e ele está tentando consertá-lo.

 Ele também escreveu sobre como eles construíram o bot e a plataforma de IA em pouco tempo para que todos os clientes da Dukaan pudessem ter um assistente virtual.

 Ele declarou que o bot responde a todos os tipos de perguntas com rapidez e precisão.

 “Na era da gratificação instantânea, começar um negócio não é mais um sonho distante”, escreveu ele, acrescentando: “Com a ideia certa, a equipe certa, qualquer um pode transformar os seus sonhos empresariais em realidade”.

 Shah também indicou que a empresa está contratando para vários cargos.

 No entanto, muitos usuários criticaram suas postagens e o acusaram de prejudicar a vida de seus funcionários com sua decisão "implacável".

 As críticas

 "Como esperado, não encontrei nenhuma menção ao fato de 90% dos funcionários terem sido demitidos. Que assistência eles receberam?", perguntou um usuário.

“Talvez tenha sido a decisão certa para o negócio, mas não deveria ter se tornado um tópico de comemoração/marketing”, disse outro.

Shah disse que detalhará as medidas de suporte aos funcionários pelo LinkedIn, já que, segundo ele, as pessoas no Twitter estariam procurando "rentabilidade, e não simpatia".

Nos últimos anos, ferramentas de IA generativas, como o ChatGPT, proliferaram e se tornaram mais acessíveis.

À medida que mais organizações usam essas ferramentas para aumentar a produtividade e reduzir custos, aumentam as preocupações de pessoas que temem perder seus empregos para a tecnologia.

O Goldman Sachs publicou um relatório em março indicando que a inteligência artificial poderia substituir cerca de 300 milhões de empregos em tempo integral.

Na Índia, várias empresas estão investindo em IA para desenvolver produtos, o que aumentou o medo de possíveis perdas de empregos.